Reinaugurada a nova Base do SAMU de Guaratinga.

A Cerimônia aconteceu no último sábado, dia 16, às 08h da manhã, e contou com a presença do Coordenador Regional do SAMU, Enf. Wilkerson, do Coordenador da Área Médica Dr. Carlos Saquis, do Coordenador da Base de Guaratinga Adller Gobira, do Secretário de Saúde do Município Rodrigo Reis, da Prefeita Drª. Christine Pinto, Secretários, Assessores  e demais autoridades.

Durante o pronunciamento, o Secretário de Saúde Rodrigo Reis, falou sobre a importância da reinauguração da Base do SAMU, as dificuldades enfrentadas na atual gestão, e saudou a nova equipe que passará atuar de forma contínua nos plantões do serviço de emergências. O Dr. Carlos falou sobre a origem do SAMU, cujo serviço no Brasil tem um destaque especial, pois foi inspirado na França e nos Estados Unidos, formando um serviço único  por uma equipe completa de médicos, enfermeiros, técnicos e socorristas, que prestam um atendimento diferenciado à toda população, como também as ambulâncias fabricadas com tecnologia de ponta, tanto a de suporte básico e a de suporte avançado, tem salvado muitas vidas até chegar a um local de atendimento, que seja um hospital ou uma UPA, diminuindo o número de óbitos, pela rapidez do atendimento. Já o Enfermeiro Wilkerson citou a maneira de acionar o serviço que depende da avaliação de um médico de plantão, e ele vai determinar que tipo de ambulância deve prestar o socorro à vítima.

A Prefeita Drª Christine, destacou o empenho do Deputado Federal Ronaldo Carletto, que atuou de modo intensivo, a fim de que Guaratinga pudesse ser comtemplada com essa nova ambulância do SAMU, entre os 417 municípios da Bahia, apenas nove receberam ambulâncias desse lote; e finalmente parabenizou os samuzeiros e a população por estarem recebendo um equipamento de última geração para prestar atendimento, seja na zona rural ou urbana, o SAMU estará disponível onde for solicitado pelo serviço 192, a  todos os munícipes.

A chegada de mais uma ambulância ao município vai aprimorar a estrutura já existente proporcionando assim, um atendimento mais rápido e qualificado; por se tratar de  situações de urgências e emergências. Portanto, teremos não uma, mas duas ambulâncias atendendo o povo de Guaratinga. Esse benefício é de extrema importância, visto que o atendimento ao cidadão, será mais ágil e eficiente, permitindo assim, colocar à disposição do usuário uma saúde de excelência.

POR ASCOM/Prefeitura de Guaratinga